Synopsis
After the death of her handsome but good-for-nothing husband Vadinho, Flor, a widow, marries Dr. Teodoro, a respectable gentleman. Hilarity ensues when Vadinho's spirit returns into her life.
After the death of her handsome but good-for-nothing husband Vadinho, Flor, a widow, marries Dr. Teodoro, a respectable gentleman. Hilarity ensues when Vadinho's spirit returns into her life.
Doña Flor y sus dos maridos, Dona Flor og hennes to ektemenn, Donna Flor e i suoi due mariti, Flór asszony és két férje, Дона Флор и нейните двама съпрузи, Дона Флор и два её мужа, 销魂三人组, Dona Flor und ihre zwei Ehemänner, 도나의 선택, Dona Flor et ses deux maris, דונה פלור נשואה לשניים, Dona Flor och hennes två äkta män
Ontem revi Dona Flor e Seus Dois Maridos e fiquei impressionado em como esse filme se sustenta como talvez a melhor tradução da brasilidade já levada às telas. Está tudo ali: a sensualidade, o machismo, o conservadorismo, o hedonismo, o carnaval, a hipocrisia, a religião. Baseado no já excelente livro de Jorge Amado (gênio desprezado pela intelligentsia literária brasileira), o filme funciona em todos os aspectos: o elenco sensacional, o roteiro de Eduardo Coutinho e Leopoldo Serran com diálogos inesquecíveis ("Cazuza Funil é a pqp!"), a fotografia e a direção de arte que recuperam a Bahia dos anos 40 de forma impressionante, a maravilhosa música-tema do Chico Buarque. Tudo amarrado por um Bruno Barreto de vinte e poucos anos. O…
Honey, what if we had a threesome with the naked horny ghost of my deceased husband? hahah just kidding… unless?
Um Brasil que aspira ao casamento respeitável com um homem de bem, sexo por baixo das cobertas sem tirar a roupa e em posição missionária. Que vai à missa no domingo, que projeta uma imagem respeitosa para seus vizinhos, que quer a vida pacata dos relacionamentos monogâmicos, que só bebe socialmente, que se inspira no gringo.
Um Brasil que se joga na esbórnia do carnaval, que gosta de putaria e de putas, que quer sexo quente de janela aberta pro vizinho ouvir. Que dá jeito na vida no terreiro de candomblé, que enche a cara e perde tudo no jogo do bicho, que dá "jeitinho", que tem amantes, que morre de tédio com o correto e decente, que se inspira…
This review may contain spoilers. I can handle the truth.
imagina ter tanto tesão que você fica indo e voltando do além pra comer alguém
vadiagem é coisa de deus, foi ele mesmo quem mandou, "vadiai meus filhos, vadiai e façam nenê". se deus não quisesse que a gente vadiasse, já fazia o povo todo capado.
uma obra incrível do gênio jorge amado muito bem roteirizada e dirigida. a brasilidade, as cores e a trilha sonora é pura delícia. sônia braga e josé wilker estão impecáveis (e que tesão de vadinho, por deus)
Ainda que trate de temas bastante imaginativos, inconscientes e psicológicos, Bruno Barreto encena o desejo em seu aspecto mais material e social. Dona Flor e Seus Dois Maridos é uma comédia perspicaz justamente por trabalhar de forma tão frontal através do humor um desafio direto às instituições e aos tabus ligados ao sexo, desejo e prazer.